Pressão acadêmica: 6 dicas sobre como lidar

dfsdgsd

Lidar com problemas em relação ao mundo do trabalho e ao mundo dos estudos não é nada simples. É preciso sabedoria e calma para saber como lidar especialmente com a pressão que os estudos fazem. Seja dentro da própria família ou da sociedade, muitos homens sofrem com um sentimento muito forte de pressão em relação ao futuro. Porém, o mais importante é manter a calma e saber que tudo tem o seu tempo determinado.

Os homens são muito cobrados para serem bem sucedidos. Entretanto, se esta cobrança não for administrada, ela pode trazer diversos problemas emocionais, psicológicos e até mesmo físicos, problemas como depressão, ansiedade e até mesmo suicídio. Muitas vezes, tudo se resume a medo: medo de não conseguir passar no vestibular e entrar na faculdade que se quer, medo de não ter dinheiro suficiente para manter o curso, medo de não se destacar na faculdade ou no curso que se escolhe. O medo é um poderoso motivador, mas também cria e gera grandes quantidades de estresse.

Sinais de pressão acadêmica:

  • Abuso de estimulantes: Pode se tratar de beber muito café ou bebidas energéticas, ou até o uso de remédios prescritos ou drogas ilícitas.
  • Obsessão com notas: Pode haver sinais de extrema competitividade, comparação de notas, sinais de inveja e outros.
  • Trabalho constante: Trabalhar pesado é ótimo, menos quando a pessoa não tem mais tempo para relaxar nem sair com amigos.

Como posso aprender a lidar com a pressão acadêmica?

  1. Identifique de onde vem a pressão

Depression Screening

A pressão acadêmica pode vir de duas fontes: você mesmo ou os outros. Se você está se cobrando demais nos estudos, o passo mais simples para que você consiga parar com isso é justamente fazer o processo inverso disso. Pare de ser muito rígido com você mesmo e veja o quanto pode ser libertador em sua vida. Para homens que sentem que todas essas coisas são obrigações firmes a serem cumpridas, isso pode ser mais difícil. Se você se sente assim, converse com amigos ou alguém de confiança que possa ajudar você a relaxar mais.

Se por outro lado, a pressão em relação aos estudos vem de fora, nada melhor do que saber se impor para as pessoas. Demonstre a sua verdade em todos os momentos e conquiste o respeito de quem tenta impor algo em sua vida. Se os seus pais ou até mesmo a sociedade não param de falar o que você deve e o que não deve fazer, não há nada melhor do que você dizer a eles o que acha disso.

  1. Durma

sleeping-man

Coisas simples também importam, como dormir. Você precisa dar ao seu organismo formas de lidar com o estresse, e isso inclui comida saudável, nada de substâncias nocivas e dormir (mais do que você pode pensar que precisa) ou tempo livre simplesmente. Dar um tempo nas correria do dia-a-dia e aproveitar atividades que vão manter você longe do estresse da escola ou faculdade pode diminuir drasticamente seu nível de estresse.

  1. Aprenda a mudar seu pensamento

Você não ficará estressado a menos que acredite em seus pensamentos. Todo o estresse é nascido de pensamentos estressantes. Quando você começa a se estressar sobre não conseguir terminar um projeto a tempo, sua mente constrói um caso para porque o que você acredita que irá acontecer virá a acontecer mesmo − e isso é assustador. Então, para combater pensamentos negativos, pense em meios concretos que você pode criar o tempo para trabalhar no projeto e como a sua linha de raciocínio anterior não estava correta.

  1. Divida suas tarefas em pequenos passos

1025368

Divida todo o seu trabalho em pequenas partes mais fáceis de lidar e que pareçam mais leves que olhar a situação por inteira. Se você tem um trabalho para escrever que está deixando você ansioso, liste os passos individuais que levam na direção do trabalho ser terminado − encontrar fontes, criar um esboço, escrever uma introdução − e a tarefa começará a parecer menos.

  1. Diminua suas metas

Não, não estamos falando para você ser um vagabundo. Mas seguir a máxima “Diminua suas metas e você atingirá mais” pode realmente ajudar a aliviar o estresse e impulsionar seu sucesso acadêmico. Ao invés de colocar uma meta de conseguir a nota mais alta da turma, coloque uma meta com a qual você se sentirá satisfeito com seu desempenho.

  1. Fique calmo durante as provas

A importância de dar pausas e trabalhar nas horas corretas para relaxar não pode ser subestimada. Não importa o quanto você se esforça, ninguém pode manter foco constantemente e você vai queimar todos os seus neurônios se você tentar. Tire frequentes e curtos intervalos para atividades divertidas para que você seja capaz de retornar aos seus estudos ou trabalho revigorado. Faça algo, mesmo que por 15 minutos, que te desestresse.

Então, aproveite seus resultados e fique orgulhoso deles e de si mesmo, mas lembre-se que há muitas formas de ser inteligente e atingir o sucesso!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s