Como acender uma fogueira mesmo na chuva

14694870

Todos os seres humanos deveriam ao menos ter uma simples aula de sobrevivência. Aprendemos algumas coisas de primeiros socorros na escola, mas sobre sobrevivência mesmo aprendemos muito pouco ou quase nada. Isso por que com tantas tecnologias, acabamos nos esquecendo da importância de aprender coisas muito simples. Uma das coisas mais básicas que devemos saber é como acender uma fogueira, mesmo que esteja chovendo.

Saber como fazer fogo é uma coisa; saber como fazer isso durante uma chuva é outra coisa completamente diferente. Não importa se você acampa com frequência ou se você curte escalar montanhas e penhascos, essa é uma habilidade importante de se ter. Numa situação de emergência, pode muito bem ser a diferença entre vida e morte, já que fogo fornece não apenas calor e espanta insetos, mas também ajuda a preparar a comida. Entretanto, esta não é uma tarefa fácil, visto que a chuva pode atrapalhar muito você nesta missão.

Siga as dicas abaixo e você nunca ficará sem a habilidade de acender um fogo, mesmo numa aventura úmida e chuvosa. Note que cortar casca de troncos de árvores só deve feito numa emergência de verdade, já que isso pode machucar ou mesmo matar a árvore.

Como aprendo a acender uma fogueira na chuva?

1. Colete combustível.

tinder

Gravetos ou gramíneas secas são perfeitos. Agulhas de pinheiro secam facilmente; outra opção é a casca de árvores – sempre há um lado mais seco. Se você estiver numa área com muitas árvores, como um bosque ou próximo a florestas, pode usar também folhas secas que ficam secas por baixo da primeira camada de folhas.

2. Encontre lenha

lean_to_1

Encontrar gravetos ou lenhas. Procure por uma área com cobertura natural para encontrar madeira seca, como uma rocha grande, uma árvore caída ou os ramos caídos que ficam embaixo de arbustos.

3. Tudo seco

Certifique-se que a madeira esteja seca o suficiente. Com o gravetos, tente estalá-los ou quebrá-los ao meio; eles devem quebrar facilmente. Com os ramos, divida-os ao meio com uma faca ou canivete para encontrar madeira seca dentro.

4. Proteja seu fogo da chuva

Uma vez que você coletou a lenha, encontre um local para o seu fogo. Embaixo de uma árvore larga é uma boa escolha, ou amarre uma lona entre as árvores.

5. O local

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Crie uma “cama” para o seu fogo para separá-lo do chão molhado usando cascas de árvores ou construindo a “cama” com ramos.

6. Construa a forma da fogueira

tepee-fire2__970

Faça uma pilha com as folhas secas e cascas de árvores, então organize os gravetos uns sobre os outros formando uma proteção sobre as folhas e cascas, como se fosse um cone. Organize os ramos e pedaços maiores de lenha no formato de outro cone sobre os gravetos. Ao fim, você deverá ter um amontoado de folhas, gravetos, ramos e lenha formando uma pequena pirâmide.

7. Acenda

castaways-campfire-1-11-11-16-compressor-1024x682

Como dissemos, estamos falando sobre como acender uma fogueira mesmo na chuva; não sobre como criar fogo. Então nesse passo, você deve ter fósforos ou algo que crie fogo. Ponha fogo nas folhas secas e cascas de árvores na parte debaixo, e cuidadosamente sopre um pouco até ver seu fogo crescendo. Proteja seu fogo com as mãos, se for preciso.

8. Mantenha seu fogo

Coloque os gravetos, ramos, pedaços maiores de madeira, cascas e folhas que sobraram perto do fogo, assim eles podem secar mais rápido e serem usados para não deixar seu fogo morrer.

bonfire_11

Cuidados

Se você tiver em mãos querosene para acelerar, melhor ainda. É sua escolha, mas lembre-se de nunca usar gasolina – não há necessidade e isso pode facilmente sair do seu controle. Melhor evitar. Fora esses cuidados, você pode aproveitar seu fogo. Cheque a fogueira vez por outra depois dela ter realmente pegado fogo. Se você seguir todos esses passos, sua fogueira deve queimar sem nenhum incidente.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s